Giuliana Morgen, filha de lenda do MTB nacional, é nova integrante da Sense Factory Racing

05/01/2018

Quem anda de mountain bike no Brasil há mais de 30 anos muito provavelmente ouviu o nome Albert Morgen, atleta multi-campeão nas trilhas e uma das principais figuras do esporte na década de 1990 e 2000. Agora, o sobrenome Morgen ganha uma nova representante no esporte: Giuliana Morgen, filha do atleta que tem apenas 14 anos e acaba de fechar contrato com a Sense Factory Racing. 
 

"A Giu tem um potencial realmente imenso e acreditamos que, em alguns anos, ela terá condições de andar de igual para igual com as melhores atletas do país. Estamos muito felizes com sua contratação", afirmou Marlen Ferreira, Team Maneger da equipe.
 

Atleta de berço

Giuliana começou a pedalar com seriedade apenas no início de 2017. Apesar disso, ela está longe de ser uma novata na bicicleta. "Tirei as rodinhas com um ano e meio de idade e de lá para cá não parei mais", contou a ciclista que ainda tem experiência no motocross. 

Albert, que também começou a competir com 14 anos e é Bicampeão Brasileiro de XCO, Bicampeão do Iron Biker e Tricampeão brasileiro de MTB, afirma que a habilidade da filha não passou despercebido. "Reparei que ela tinha talento para o esporte desde cedo. Sempre fazendo estripulias com a bicicleta, empinando, dando bobs. Tudo o que ela me via fazendo, tentava imitar", revelou.

Além de não ser novata na bike, Giuliana também está acostumada com a vida de atleta - antes do MTB, ela jogou bastante futebol, tendo inclusive chegando a representar o time do Orlando City, nos Estados Unidos, com apenas 11 anos de idade. 

De volta ao Brasil, ela passou dois anos praticando todos os tipos e esporte, mas a migração para o mountain bike aconteceu depois que Giu acompanhou de perto um etapa da Copa do Mundo de MTB. "Fiquei encantada com as meninas andando de um jeito inimaginável e, quando voltei para casa, decidi seguir carreira", explicou. 
 

Estrutura e incentivo

Depois de se aposentar do MTB em 2005, Albert Morgen seguiu carreira como empresário, mas nem por isso deixou de servir de inspiração para a filha. "Meu pai nunca me forçou mas sempre me incentivou", explicou Giuliana. 
 

Minha inspiração foi ver as meninas pedalando daquela maneira incrível e o meu pai, sempre



"Ter uma filha fazendo o mesmo esporte que eu faço e que eu fiz como profissional me enche de alegria e me emociona muito. Eu vibro com as vitórias dela tanto quanto eu vibrava com as minhas", revelou o orgulhoso Albert. "Agora sigo apoiando minha filha como empresário, para oferecer para ela tudo o que eu não tive como atleta", completou. 
 

Foto 66256


Além do suporte, Albert ainda pedala com Giuliana ao menos duas vezes por semana pelas excelentes trilhas de Petrópolis, cidade onde a ciclista nasceu e foi criada. "Tento tirar uma tarde durante a semana para andar com ela e normalmente pedalamos juntos aos finais de semana", revelou o ex-atleta.
 

 

Resultados e futuro do esporte

Em 2017, ainda em seu primeiro ano como atleta, Giuliana conquistou algumas vitórias bastante importantes, como o primeiro lugar na Maratona Internacional e no XCO Internacional da Estrada Real, campeã da Copa Internacional, campeã Estadual do Rio de Janeiro e vice campeã brasileira de XC - sempre nas categorias Sub-19 ou Infanto Juvenil. 
 

Ser contratada por um time como o da Sense é incrível e incentivador!



"Essa contratação elevou a um nível tão alto minha gratidão que ela será maior que qualquer dificuldade que eu possa ter dentro e fora das pistas", afirmou a jovem atleta. 

"Trata-se de uma ciclista já com bons resultados e bastante técnica. Apesar da pouca idade, ela já domina muito bem a bicicleta, sabendo inclusive executar saltos e manobras. Ficamos muito felizes em investir assim no MTB de base", completou o Team Maneger da Sense Factory Racing. 

Com um futuro promissor, Giuliana espera contribuir na soma dos resultados conquistados pela Sense Factory Racing e evoluir bastante como atleta e como pessoa dentro da equipe. "Obrigada pela oportunidade de defender a Sense Factory Racing e por acreditarem no futuro do MTB", finalizou a jovem atleta.