Panamericano de MTB: brasileira Giuliana Morgen é a campeã juvenil

08/04/2018

Giuliana Salvini Morgen, de 14 anos,  conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Campeonato Panamericano de Mountain Bike, que está sendo disputado em Pereira, na Colômbia. A atleta venceu a prova da categoria Juvenil com o tempo de 46min41s.

Giuliana largou a prova com um ritmo muito forte e nos primeiros metros já assumiu a liderança da competição. Após alguns quilômetros percorridos, a disputa ficou acirrada entre a brasileira e a colombiana Sofia Villegas. Mas nos últimos metros, Giuliana assumiu a ponta. A prata ficou com Solia Villegas, seguida pela sua compatriota Karen Sanchez, em terceiro lugar.

“Estou muito emocionada com esse resultado. Agradeço a todos os meus patrocinadores e especialmente minha família, meu pai que está aqui também me acompanhando e competindo, e todos aqueles que ficaram torcendo no Brasil”, declarou a campeã.

A nova promessa do MTB nacional é filha do multimedalhista brasileiro Albert Morgen, que por muitos anos foi considerado um dos melhores atletas do País. Atualmente Albert compete na categoria Master A2, e terminou sua prova do Pan nesta sexta com a 9ª colocação.

Top 10 na Junior
Além da primeira medalha, os brasileiros ainda vibraram com os atletas da categoria Junior. Bruna Saalfeld Elias, atual campeã brasileira, e Marcela Matos, entraram na pista e pedalaram forte durante três voltas em busca das primeiras colocações.

Bruna Saalfeld conquistou a sexta colocação, quatro posições a menos que em 2017.  Já Marcela Matos terminou na 10ª posição. A vitória ficou com a mexicana Fatima Hijar, seguida pela colombiana Angie Lara e a chilena Catalina Vidaurre. “Hoje a pista amanheceu muito boa, consegui fazer uma prova bastante regular, com voltas constantes. Melhorei meu resultado do ano passado e estou feliz com minha participação”, destacou Bruna.

Entre os homens, Gustavo Xavier foi o representante da seleção e conquistou a 17ª posição. A medalha de ouro ficou com o chileno Martin Vidaurre, a prata com o argentino Agustin Durán e o bronze com o colombiano Jesus Peña.

Neste domingo, 08 de abril, será a vez das feras da elite entrarem na pista. A seleção brasileira disputa com Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão. O Brasil ainda conta com Leticia Candido, Carlos Olimpio, Guilherme Muller, Jose Gabriel Marques, Kennedi Lago, Rubens Valeriano e Sherman Trezza. Na Sub-23 competem os atletas Karen Olimpio, Bruno Lemes, Danilo Caruso, Edmilson Macedo, Juliano Cocuzzi, Mario Santos e Roger Silva.

Eliminator
Inaugurando as provas individuais do Campeonato Panamericano de Mountain Bike, os brasileiros Juliano Cocuzzi e Edmilson Aquelino fizeram bonito e conquistaram as primeiras medalhas para o Brasil nesta sexta-feira, 06 de abril, durante a prova de Mountain Bike Eliminator.

O Cross Country Eliminator (XCE) é uma prova rápida, que exige muita força e explosão dos competidores. A corrida inicia com uma tomada de tempo para composição das baterias classificatórias. Os melhores atletas de cada confronto avança para as fases finais da disputa.

Os brasileiros já começaram a prova demonstrando muita coragem e ousadia. Edmilson fez o segundo melhor tempo da etapa inicial, que contou com a participação de 33 ciclistas. Na grande final, Juliano Cocuzzi, irmão de Luiz Henrique Coccuzi, que também está representando o Brasil na competição, fez bonito e conquistou a medalha de prata. Edmilson Aquelino manteve a regularidade e finalizou logo atrás com o bronze, somando a segunda medalha brasileira no Pan.

Categoria Master
Os ciclistas da categoria máster também entraram na pista nesta sexta-feira, encarando um circuito pesado, com trechos de muita lama após a chuva forte que caiu na madrugada.

O principal resultado brasileiro veio com o experiente ciclista Ricardo Machado, que ficou muito perto de conquistar uma medalha, terminando na quarta colocação da categoria Master C2. Entre os demais destaques do Brasil, Luiz Lotti, finalizou na quinta posição na Master C1, enquanto Albert Morgen, da Master A2, terminou com a 9ª colocação.